Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
Créditos: Rodrigo Melo
Conheça a St. Trois, marca que carrega 35 anos de história na indústria da moda e, assim como muitas empresas, foi atingida direta e indiretamente pelas enchentes

Com as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul, os gaúchos vivem a pior tragédia ambiental de sua história. Não há dúvidas de que o estado levará tempo para se reerguer: segundo avaliação da Federação das Indústrias do Estado do RS (FIERGS), cerca de 90% do parque fabril foi prejudicado de alguma forma. Diante deste cenário adverso, surgiu um movimento na moda para apoiar marcas gaúchas que desenvolvem design autoral, pensando na sobrevivência dos negócios a longo prazo em toda a cadeia produtiva estadual.

Uma das marcas afetadas pela tragédia traz em seu DNA matéria-prima e talento tipicamente gaúchos — o couro. A St. Trois ganhou terreno na passarela fashion nacional pela produção autoral de moda em couro produzida artesanalmente. São mais de 12 anos de marca própria numa trajetória familiar de mais de três décadas dedicadas ao segmento. Com vendas ao atacado e ao varejo e uma base considerável de consumidores no estado do RS, a marca aposta sobretudo em clientes e lojistas de outras regiões do País. São mais de 40 famílias ligadas à produção, direta e indiretamente, fora toda a cadeia produtiva para a qual a empresa gera emprego e renda.

O movimento criado no mundo da moda não é incentivar o consumo desenfreado, mas despertar o consumo consciente, a favor do restabelecimento da indústria gaúcha. A ideia é que seja uma campanha contínua e ofereça suporte às iniciativas de reconstrução, que logo precisarão ser implementadas em todos os setores. Afinal, os impactos na economia local são incalculáveis, afetando, inclusive, a nível nacional, uma vez que o RS é um polo industrial muito grande — em 2023, representou 6% do PIB brasileiro. À medida que o estado se recupera da catástrofe climática, cada consumo de fornecedor gaúcho também é um ato de solidariedade com a população.

Trajetória St. Trois

A marca gaúcha que ganha destaque aqui é a St. Trois, capitaneada por Gabriela Trois. A label nasceu do dom hereditário à moda, que transpassa gerações na família Trois. Com uma expertise de 35 anos atuando em confecção especializada em couro e tecidos nobres, dedica-se à moda voltada para a elegância, conforto e refinamento em uma jornada de reconexão às raízes.

A St. Trois carrega, na essência, beleza e propósito como conceitos indissociáveis, com modelos atemporais que perpassam gerações. A favor do movimento slow fashion, prima por peças feitas à mão — que são produzidas artesanalmente no St. Trois Lab, laboratório de inovação e inspeção de qualidade.

Os modelos St. Trois podem ser encontrados em multimarcas do Brasil, nas lojas próprias da marca em Porto Alegre (na Maison St. Trois) e no Litoral Norte Gaúcho – no espaço St. Trois Plage, em Atlântida. No digital, está no Instagram @sttrois.

Leia Também