A Resolução Normativa (RN) nº 628/2025, publicada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), oficializou a inclusão do medicamento bimequizumabe no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, desde 1º de abril de 2025. Isso significa que, agora, os planos de saúde são obrigados a cobrir o uso do medicamento para o tratamento da psoríase em placas moderada a grave em adultos. Trata-se da garantia do acesso dos pacientes a esse tratamento, que é uma opção mais moderna e eficaz, desde que atendam aos critérios clínicos estabelecidos pela ANS – apresentar falha, intolerância ou contraindicação à terapia convencional.
A resolução é resultado de uma Consulta Pública estabelecida, em janeiro, com o objetivo de receber contribuições sobre a incorporação do bimequizumabe no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. A resposta da ANS reflete a importância da participação da população em consultas públicas, um momento para qualquer cidadão se manifestar, enviando sua opinião, relato ou experiência sobre o tema em discussão. Essa participação da sociedade contribui para uma decisão mais transparente, inclusiva e conectada com a realidade de quem convive com a doença.
A Psoríase Brasil apoiou a Consulta Pública da ANS de número 146 em seus meios de comunicação com o intuito de mobilizar a sociedade. Pacientes, cuidadores, profissionais de saúde têm voz e podem fazer diferença. Foi registrada a participação de 731 pessoas na Consulta. Todas as pessoas podem participar, não é necessário ser paciente ou especialista — basta expressar sua opinião. Por isso, fique atento às chamadas de consulta pública, para fazer valer a sua voz. Fique ligado e sempre contribua para melhorar as condições de tratamentos às doenças crônicas de pele.