Instituto Ascendendo Mentes (IAM), que fez a curadoria do Palco da Quebrada, é o único projeto do Rio Grande do Sul acelerado pela Rede de ONGs Gerando Falcões
Destaque na conferência Gramado Summit, o Palco da Quebrada deu voz à favela, mostrou a importância do empreendedorismo social e da valorização de talentos vindos de comunidades. Com curadoria do instituto gaúcho Ascendendo Mentes, é a primeira vez que um evento de tecnologia e inovação no país recebe um palco exclusivo para debater o combate à pobreza e desigualdade social, visando estrategicamente fomentar e educar talentos de comunidades. “O número de favelas dobrou na última década, são mais de 14 mil favelas no Brasil. São 16 milhões de brasileiros morando em comunidades carentes. Precisamos combater a pobreza e potencializar os talentos que moram lá”, exclamou Edu Lyra, fundador e CEO da ONG Gerando Falcões (GF), a convite do Ascendendo Mentes, na palestra de abertura do evento.
No palco, Edu Lyra e Nina Cardoso, fundadora e CEO do Instituto Ascendendo Mentes (IAM), anunciaram os próximos passos da parceria do GF e IAM no estado: a implantação do projeto “Favela 3D” – transformação das comunidades em ambientes Dignos, Digitais e Desenvolvidos – e o jantar de gala beneficente na Casa NTX em Porto Alegre, no dia 25/05.
O Palco da Quebrada contou com a participação de grandes empreendedores sociais do Brasil, como Edson Leite (fundador do Gastronomia Periférica), Amanda Oliveira (fundadora do Valquírias World) e Tuany Nascimento (fundadora do Na Ponta dos Pés).
“As pessoas que pisaram no Palco da Quebrada estão transformando o Brasil. São pessoas que cresceram e empreenderam dentro das favelas – contra todas as possibilidades – sobreviveram à pobreza e, hoje, a combatem com suas startups e projetos inovadores, mudando a sociedade”, salienta Nina Cardoso. “No nosso palco vivenciamos um impacto social, esperamos ter plantado sementinhas em todos que passaram pela conferência. Que todos floresçam e entendam que não é sobre ‘eles’, é sobre ‘nós’”.
Favela 3D
O projeto “Favela 3D”, que teve o termo de compromisso assinado pelo governador Eduardo Leite no início do mês, prevê incentivo para 10 favelas gaúchas, aplica soluções para problemas de saneamento básico, saúde, luz, esgoto a céu aberto, entre outras dificuldades enfrentadas por moradores dessas comunidades. Nacionalmente, o projeto que leva a assinatura da GF já está sendo implantado em outras comunidades.
“O empreendedorismo social é uma alavanca de mudanças no país. O governo, o terceiro e o empresariado não mudam nada isoladamente. É a junção, com uma agenda de colaboração, que consegue derrubar muros, construir pontes e prototipar um caminho alternativo para o país. Alternativo da desigualdade e violência. São os inventores que podem fazer isso ao se unirem”, justifica Lyra.
Jantar de Gala Beneficente
O tradicional jantar de gala da Rede Gerando Falcões, realizado anualmente nas principais capitais, acontecerá pela 1ª vez no RS. Em Porto Alegre, na Casa NTX, 25/05, o jantar será realizado pelo Instituto Ascendendo Mentes em parceria com a GF. O Jantar conta com palestra de Edu Lyra sobre práticas ESG, como também apresentações de artistas e leilão beneficente de obras de arte de apoiadores. As vendas de ingresso serão revertidas para capacitação e formação de jovens em vulnerabilidade social da capital. Para ser apoiador ou compra de ingressos, entre em contato: 51 981373968
2ª edição do Palco da Quebrada em 2024
Marcus Rossi, idealizador da Gramado Summit, confirmou a presença do Palco da Quebrada nas próximas edições. “É papel da Gramado Summit dar palco às grandes ideias que surgem da ‘quebrada’. Nada faz mais sentido do que trazer o Ascendendo Mentes para este evento. A gente deve buscar talentos nas diversas favelas brasileiras, mostrar a potência que existe nas comunidades”.
Instituto Ascendendo Mentes
O Instituto Ascendendo Mentes, com operação em Porto Alegre, no bairro Glória, desde 2020, capacita mais de 180 adolescentes por ano e conta com 30 voluntários. Tem como objetivo ascender os talentos de jovens em situação de alta vulnerabilidade, moradores de periferia, por meio do acesso à educação — socioemocional, socioeconômica, cidadania e noções básicas de direito — qualificação profissional em sinergia com o mercado de trabalho. O IAM atende jovens do Morro da Policia, bairro que tem um dos maiores índices de criminalidade, tráfico, drogadição e violência da capital. O Instituto é o único projeto gaúcho com apoio e patrocínio do programa acelerador da Gerando Falcões — um ecossistema de desenvolvimento social, que atua em rede para acelerar o poder de impacto dos líderes em favelas do Brasil, e tem como missão transformar a pobreza das favelas em peças de museu.
Ascendendo Mentes
www.ascendendomentes.org.br
www.instagram.com/ascendendomentes
www.facebook.com/ascendendomentes
Assessoria de Comunicação do Ascendendo Mentes
Dixon Comunicação
Ana Paula Dixon – (51) 98142-3237 – anapaula@dixoncomunicacao.com
Raysa Guagliardo – (51) 99320-2263 – raysa@dixoncomunicacao.com
Barbara Brasil – (51) 99701-2348 – barbara@dixoncomunicacao.com
Leandro Prade – (51) 990198388 – leandro@dixoncomunicacao.com