Urbanização baseada no Novo Urbanismo tem espaços destinados à residência e outros ao comércio de baixo impacto e foi projetada ao bem-estar e à segurança dos moradores
O projeto inovador do Guaíba Park Bairro Planejado, cujo modelo de urbanização é inédito na cidade de Guaíba (RS), iniciou a entrega dos terrenos residenciais da primeira fase da urbanização. Início de agosto 400 terrenos estão sendo entregues aos futuros moradores, que já podem iniciar a construção no local. Lançado em setembro de 2000, o Guaíba Park Bairro Planejado é um projeto revolucionário na cidade por ser uma urbanização baseada no Novo Urbanismo, modelo de desenvolvimento urbano que tem as pessoas como foco. Assim, o projeto em execução tem uma ampla área de lazer e bem-estar, arborização planejada e mescla espaços residenciais, comerciais e de serviços de forma harmônica, visando a qualidade de vida dos moradores. No quesito segurança, será instalado um sistema de última geração com câmeras monitoradas.
Com investimento de mais de R$ 100 milhões, o bairro está localizado numa área nobre de 79,4 hectares às margens da BR 116, junto ao novo centro de Guaíba, e tem à frente do negócio a Dallasanta Empreendimentos e a Urbanizadora Concórdia. O Guaíba Park contará com cinco praças, espaços para eventos ao ar livre, estações de ginástica, quadra poliesportiva e de areia para beach tennis e vôlei de praia, espelho d’água, cachorródromo e a primeira ciclovia de Guaíba num percurso de 5,2 Km entre ruas e avenidas arborizadas.
Além dos terrenos que estão sendo entregues, já está em funcionamento no bairro Havan e Stock Center, além de já ter contrato para a construção de uma escola da Rede de Escolas São Francisco. Está prevista a entrega da Praça Por do Sol para daqui cerca de dois meses e a conclusão total do Guaíba Park está prevista para o final de 2024. Das 1.245 unidades de terrenos residenciais e comerciais que compõem a urbanização, ainda há disponível para venda cerca de 300 unidades, com valor a partir de R$ 187 mil e facilidade de financiamento tanto para a aquisição da área quanto à construção com a Caixa Econômica Federal. O novo bairro planejado deverá totalizar mais de três mil unidades habitacionais, entre incorporações verticais e horizontais.