Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Nesta quinta-feira, 26/10, o Deputado Mauro Bragato inaugurou a Frente Parlamentar voltada para a defesa das pessoas acometidas por doenças crônicas de pele, como a psoríase.

O evento contou com a presença de renomados especialistas de diversas áreas médicas, que enfatizaram a importância do acesso rápido ao diagnóstico correto e da capacitação dos médicos que atuam na atenção primária à saúde.

Durante seu pronunciamento, Bragato afirmou: “Hoje é um dia especial para mim e para todos que veem a saúde como um direito fundamental do cidadão. Ao longo de minha carreira política, sempre lutei para garantir que a população tivesse acesso a uma saúde de qualidade. Esta Frente não é apenas um instrumento legislativo, mas sim um compromisso genuíno com a saúde e o bem-estar dos cidadãos.”

Gládis Lima, presidente da Psoríase Brasil, associação que há 23 anos atua com doenças crônicas de pele, ressaltou a complexidade de se obter um diagnóstico por dermatologistas no serviço público. O Dr. Marcelo Arnone, do Hospital das Clínicas, complementou, esclarecendo que não há exame de sangue para detectar a psoríase. “O diagnóstico é clínico e deve ser realizado por um dermatologista”, explicou.

Bragato destacou a essencialidade da colaboração entre pacientes, médicos e sociedade para enfrentar as doenças de pele. “Milhões de brasileiros lidam com desafios físicos e emocionais devido a doenças crônicas de pele. Nosso trabalho é defender seus direitos, fomentar parcerias e expandir o acesso a tratamentos e medicamentos. Unidos, buscamos promover saúde e igualdade no diagnóstico e tratamento”, salientou.

No lançamento, temas como a telemedicina e avanços em tratamentos foram discutidos, com destaque para novos medicamentos. Autoridades como Cláudia Maria Afonso de Castro, superintendente do Ministério da Saúde em São Paulo, e Dr. Ricardo Romiti, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), marcaram presença no evento.

========================

Confira também:
Fonte: Assessoria deputado Mauro Bragato
Crédito foto: Bruna Sampaio/Plenário Dom Pedro I

Leia Também