Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
Assessoria de imprensa no Rio Grande do Sul

O assessor de imprensa é o profissional responsável por transformar uma incorporação ou uma marca em notícia em veículos de comunicação

Fazendo parte do guarda-chuva das atividades da comunicação corporativa, a assessoria de imprensa visa à conquista de mídia espontânea por meio do relacionamento entre empresas/marcas e jornalistas de veículos de comunicação.  Pode-se dizer que uma boa assessoria é capaz de tornar uma empresa atraente aos olhos dos veículos de comunicação. Segundo o ensaísta Paul Graham, a finalidade do assessor é “manter o público informado acerca da missão, políticas e práticas da empresa de uma maneira positiva, consistente e com credibilidade”.

A mídia espontânea é a menção positiva de em espaço editorial de uma marca em um jornal, revista, blog e/ou rádio. O conteúdo de caráter editorial tem muito mais relevância do que um anúncio publicitário, pois ele é visto como “notícia” e não propaganda.

Empresas privadas, públicas, sem fins lucrativos e pessoas físicas podem se beneficiar do serviço de assessoria de imprensa, podendo criar equipes internas para essa finalidade ou, então, contratar agências, como a Dixon Comunicação.

6 MOTIVOS PARA SUA EMPRESA TER UMA ASSESSORIA DE IMPRENSA

1) Planejamento estratégico
É a criação de um planejamento de trabalho que, entre outras coisas, inclui pautar quais assuntos da marca poderão ser enviados à imprensa e quais serão os veículos-alvo, quais serão as editorias escolhidas (economia, moda, gastronomia, saúde, etc.)
2) Atendimento à imprensa e follow up
A assessoria de imprensa escreve releases, notas e faz entrevistas sobre temas que são de interesse ao negócio e dispara a um mailing selecionado de jornalistas. Para conferir que os releases enviados foram recebidos e para aumentar a chance de que o material seja divulgado, o assessor de imprensa liga aos jornalistas para apresentar, de forma mais direta e pessoal, a pauta trabalhada.
3) Fortalecimento da marca, reposicionamento e autoridade no assunto
Ao ser citada como fonte ou referência de uma matéria, a empresa ganha com a exposição da sua marca e a credibilidade que somente um conteúdo jornalístico pode proporcionar, ao contrário de um espaço publicitário que pode ser comprado.

4) Clipping
Na clipagem, é produzido um relatório semanal ou mensal com tudo o que saiu na imprensa sobre a empresa assessorada.
5) Media training
O assessor de imprensa também ensina, treina e prepara os porta-vozes da companhia para dar entrevistas.
6) Gestão de crise
Para qualquer repercussão negativa da empresa, o assessor de imprensa tem que estar a postos para esclarecer a situação com mídia e orientar seus clientes.