Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Resolvi começar este texto falando justamente sobre o título que dei a ele, pois é um questionamento que seguidamente tenho ouvido de empresários e empreendedores. E, diga-se de passagem, dúvida perfeitamente normal em tempos de redes sociais, já que muitas empresas, mulheres e homens de negócios primam pela comunicação de seus empreendimentos neste tipo de mídia. Nada de errado com isso gente, mas Assessoria de Imprensa ainda existe, sim! Aliás, está muito viva e com toda certeza seguirá ocupando seu lugar e com destaque nas formas de divulgação de produtos e serviços, sejam eles institucionais ou comerciais.

Entenda mais!

Dirimida esta interrogação, é fundamental ter em mente que a atividade de Assessoria de Imprensa é responsável por fazer a interlocução das ações das organizações com a imprensa, ou seja, com os veículos de comunicação: jornais, TVS, rádios, portais, blogs e, inclusive, redes sociais. Este braço da comunicação tem como incumbência a arte de divulgar ao público, por meio dos veículos de comunicação, o que a empresa realiza, seus projetos e novidades, tendo também papel essencial na gestão de alguma crise que, porventura, a instituição venha passar.

Através de conteúdos editoriais de interesse público, sempre combinados e de comum acordo com o cliente, a Assessoria de Imprensa auxilia os jornalistas que atuam em veículos na cobertura de setores, tornando-se igualmente agente de disseminação de informações que impactam a sociedade como um todo. Assim, sua função é por demais importante, conferindo-lhe imensa responsabilidade sobre temáticas que chegam às redações por seu intermédio e que muitas vezes viram pauta para as equipes.

Neste sentido, é primordial esclarecer que quando se fala em “vender a pauta”, quer dizer a informação, não havendo, de forma alguma, valor monetário envolvido nesta transação. Logo, a “pauta será comprada” pelo jornalista se realmente seu conteúdo for interessante ao grande público, diferentemente da mídia paga, isto é, da contratação de anúncio.

Privilégios, confere só!

Então, como você pode perceber, uma Assessoria de Imprensa traz sim inúmeras vantagens às organizações, a começar por agregar valor à marca, ou seja, ao seu negócio que ganhará destaque no espaço editorial dos veículos. Fora isso, ainda proporciona à corporação ou ao produto estar presente nos veículos de comunicação sendo notícia para quem está lendo, vendo ou ouvindo, bem como mostra credibilidade e conquista de autoridade com relação ao assunto retratado, significando que a empresa torna-se fonte de informação da imprensa. E vamos combinar que para sair em um anúncio, basta pagar, diferente de figurar no corpo editorial dos veículos, o que confere muito mais credibilidade a quem “consome” o conteúdo.

Outrossim, possibilita aos clientes falar com a mídia de forma correta, além de atribuir melhor ranqueamento ao site ou portal da organização quando alguém busca dados sobre determinado tema na internet, já que seu negócio foi notícia em diferentes veículos e oportunidades. Todavia, além da Assessoria de Imprensa, pensar a comunicação da sua empresa ou produto como um todo é o ideal. Planejar de forma mais abrangente para atingir os diversos públicos e perfis que podem consumir o que você tem a oferecer certamente trará ainda mais benefícios, visibilidade e consolidação ao negócio!