Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A 25ª edição da Revista RS360 aponta que, apesar do impacto econômico causado pelas enchentes de maio no Rio Grande do Sul, a resiliência do setor privado somada à resposta rápida e coordenada entre os governos federal, estadual e municipal geraram resultados acima do esperado no decorrer de 2024. Com isso, ao contrário do que foi projetado no auge da crise resultante da tragédia, o PIB gaúcho deve crescer 4,7% – se aproximando das estimativas do início do ano (de 5%).

Ainda que o desempenho da economia do estado tenha surpreendido, a análise conjuntural gera um ponto de alerta para os primeiros meses de 2025. Com o esgotamento dos recursos dos auxílios emergenciais e a necessidade contínua de reconstrução, os principais setores produtivos do estado apontaram um processo de desaceleração do desenvolvimento, a partir de setembro.

Conforme os dados apresentados na seção Boletins Setoriais, em outubro houve retração no volume de vendas tanto na Indústria (-8,1%); quanto no Atacado (-1,2%) e no Varejo (-4,6%), em comparação ao mês anterior. Já no acumulado de 12 meses (novembro de 2023 a outubro de 2024 frente a novembro de 2022 a outubro de 2023), o Varejo destacou-se como o setor mais consistente e resiliente, encerrando outubro com um aumento de 7,5% nas vendas durante este intervalo de tempo. Na contramão, a Indústria apontou queda de 4% no indicador de crescimento, e o Atacado apresentou o menor resultado do período (1,5%).

A atual edição da RS360 ainda traz uma entrevista com o auditor-fiscal e subsecretário adjunto da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, Giovanni Padilha, abordando os três anos do programa Devolve ICMS. Na análise, ele destaca a expansão (de 54%) do número de famílias beneficiadas pela iniciativa, e – entre outros temas – discorre sobre os benefícios da criação do Devolve ICMS Linha Branca, modalidade criada após a catástrofe climática para impulsionar a recuperação do Varejo nos meses seguintes, prevendo a devolução de parte do ICMS embutido nas compras de fogão, refrigerador, lava-roupas, forno micro-ondas e outros eletrodomésticos, feitas entre 1º de maio e 31 de dezembro de 2024.

A partir de janeiro de 2025, a RS360 passa a ter um novo formato. Dentre as novidades, o conteúdo dos Boletins Setoriais passará a ser mais enxuto, porém contando com uma análise conjuntural específica e mais completa para cada um dos setores, e que deverá substituir o texto que vinha sendo publicado em separado até então. A revista ainda vai incluir os links para os novos painéis dos Boletins Econômicos (que irão contemplar todos os 64 setores produtivos do estado), viabilizando a interação com os dados e uma visão mais atualizada das informações, que podem ser acessadas a qualquer momento, via site Receita Dados da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul (Sefaz/RS). Outro ponto de remodelagem será manter a seção de entrevistas dando preferência aos dirigentes das entidades que representam os setores econômicos do estado e participam dos Diálogos Setoriais.

Arte: Agência Monday

Leia Também