Instituto Ascendendo Mentes (IAM), que fará a curadoria do Palco da Quebrada, é o único projeto do Rio Grande do Sul acelerado pela Rede de ONGs Gerando Falcões
Pela primeira vez em um evento de tecnologia e inovação no Brasil, haverá um palco que dará voz à favela. A Gramado Summit, um dos maiores eventos de brainstorming da América Latina, trará na edição deste ano, o Palco da Quebrada. Entre 12 e 14 de abril, em Gramado, com curadoria do Instituto Ascendendo Mentes, o novo espaço do evento trará cases de empreendedorismo social com o objetivo de apresentar exemplos que podem inovar e transformar realidades.
“A favela é a maior startup do Brasil. Colocar a favela em um evento desses é onde ela merece estar e, não, em páginas policiais, mas, sim, no palco da inovação e transformação. Assim, vamos retratar a potência e a diversidade que é a favela brasileira, que fez tantas coisas extraordinárias no nosso país. A favela vai inspirar e engajar esse ecossistema de tecnologia, para combater a pobreza e reduzir a desigualdade, seremos uma potência de transformação”, exclama Edu Lyra, reconhecido como o maior empreendedor social do mundo, CEO e Co-Founder da Rede Gerando Falcões.
O Instituto Ascendendo Mentes, com operação em Porto Alegre, no bairro Glória, desde 2020, capacita mais de 180 adolescentes por ano e conta com 30 voluntários. Tem como objetivo ascender os talentos de jovens em situação de alta vulnerabilidade, moradores de periferia, por meio do acesso à educação — socioemocional, socioeconômica, cidadania e noções básicas de direito — qualificação profissional em sinergia com o mercado de trabalho. O IAM atende jovens do Morro da Policia, bairro que tem um dos maiores índices de criminalidade, tráfico, drogadição e violência da capital.
O “Palco da Quebrada” conta com mais de 25 palestrantes confirmados como Alex Vilela, Amanda Oliveira, Raull Santiago, Carlos Jorge, Chef Edson Leite entre outros. Os alunos participarão da Gramado Summit na abertura do evento junto ao Edu Lyra e a CEO do Instituto Ascendendo Mentes, Nina Cardoso.
O Instituto é o único projeto gaúcho com apoio e patrocínio do programa acelerador da Gerando Falcões — um ecossistema de desenvolvimento social, que atua em rede para acelerar o poder de impacto dos líderes em favelas do Brasil, e tem como missão transformar a pobreza das favelas em peças de museu.
A história | Instituto Ascendendo Mentes
Com duas décadas de atuação no terceiro setor, a founder e CEO do Instituto Ascendendo Mentes Nina Cardoso fundou em 2020 o IAM, com o objetivo de promover a educação socioemocional e ascender talentos da quebrada para o mundo, transformando vidas a partir de resultados sustentáveis.
Em novembro de 2019 fez parte da 1ª turma da Falcons University, da Rede Gerando Falcões. Em 2021 o Instituto Ascendendo Mentes recebeu um investimento da Gerando Falcões, se tornando com muito orgulho, a 1ª ONG acelerada da rede Gerando Falcões no Rio Grande do Sul. Para fazer parte da rede, a iniciativa precisou passar por um exclusivo processo de qualificação para líderes sociais, além de participar de auditorias mensais para manutenção do vínculo com a instituição.
Ascendendo Mentes
www.ascendendomentes.org.br
www.instagram.com/ascendendomentes
www.facebook.com/ascendendomentes
Gramado Summit
Onde: Centro de Feiras e Eventos Serra Park, na Rua Henrique Belotto, em Três Pinheiros – Gramado (RS)
Quando: de 12 a 14 de abril | Horário: das 9h às 19h30
Fotos: Instituto Ascendendo Mentes/Divulgação
Edu Lyra, CEO e Co-Founder da Rede Gerando Falcões