Temas como inovação e mobilidade foram destaques nos painéis e debates do evento que reuniu gestores e agentes públicos de vários municípios em Porto Alegre
A primeira edição do GOV EXPO SUMMIT terminou nesta quinta-feira (12/12), no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, na capital gaúcha, propondo discussões a respeito da administração pública a partir da troca de experiências e compartilhamento de conhecimento e soluções. Gestores e agentes públicos foram convidados a pensar e debater temas atuais para as gestões das cidades e estados, bem como foram apresentados ao novo INSTITUTO GLOBAL GOV, entidade realizadora do encontro.
Na abertura do GOV EXPO SUMMIT, o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, falou da vocação para a inovação do Estado. “É a partir da inovação, de novas soluções para velhos problemas, que o nosso sistema econômico se desenvolve. Queremos oferecer às pessoas ações melhores, mais eficientes, atrativas e resolutivas. Um estado que tem 18 parques tecnológicos, dois deles entre os melhores do Brasil, a melhor universidade federal pública e a melhor privada”, pontuou. A inovação e a comunicação, não só em relação a ferramentas e tecnologia, mas às novas formas de se resolver antigos problemas, foram temas abordados pela prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. “A informação transparente nos ajudou muito a combater as fake news durante a pandemia e no período das enchentes. A comunicação direta com o cidadão numa hora de crise, de calamidade, gera confiança. Não há nada mais desafiador, mas também nada mais enriquecedor, do que estar perto das pessoas, da população a quem a gente serve. E conseguir estabelecer essa relação de confiança”, afirma.
A mobilidade urbana foi outro ponto salientado no GOV EXPO SUMMIT. Sergio Avelleda, ex-secretário de Mobilidade Urbana e Transporte da cidade de São Paulo, destacou a importância do tema e de um evento como o realizado em Porto Alegre neste ano histórico. “Cerca de 87% da população brasileira vive em cidades. Estamos a menos de um mês do começo de um novo período de administrações municipais. Precisamos trazer para o debate essas questões abordadas aqui no GOV EXPO SUMMIT, por especialistas nos mais diversos temas e que são do dia a dia das cidades. A crise climática e a falta de saneamento básico são temas pelos quais os próximos prefeitos e prefeitas vão ser altamente demandados a enfrentar situações emergenciais. E isso só se faz com ciência, com dados, com conhecimento e com compromisso. Aqui está sendo disseminado conhecimento, para permitir planejamento. E eu tenho certeza de que o resultado disso vai ser uma melhoria da qualidade da gestão pública”, avaliou. O GOV EXPO SUMMIT também tratou de saúde, previdência e finanças, em painéis coordenados por especialistas como Erno Harzeim, gestor de atenção primária à saúde da rede Salute; Renan Aguiar, da Previmpa; e Leonardo Busatto, diretor do BRDE.
O Instituto GLOBAL GOV
A realização do GOV EXPO SUMMIT foi do Instituto GLOBAL GOV e teve o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Banrisul, Badesul, Procergs, Caixa, Governo Federal, além do apoio institucional do BRDE e da Famurs. O Instituto GLOBAL GOV tem por objetivo, para além de ideologias e partidos políticos, congregar experiências técnicas para auxiliar na formatação de políticas públicas eficazes visando a melhor eficiência da administração pública nacional. Os fundadores do Instituto pretendem reunir pessoas com expertise para formatar produtos e serviços que caibam na estrutura financeira de pequenos municípios, sobretudo. O nome Global Gov refere-se à busca de experiências globais, reunindo visões locais de diferentes lugares, pois, de acordo com um dos integrantes do Instituto, Nelson Marchezan Júnior, nada mais global do que uma visão local. “Uma das grandes limitações da sociedade hoje é a implementação de políticas públicas. Por isso estamos aqui, com esse espírito congregador que é próprio do Instituto. Queremos congregar entidades e empresas e trocar experiências com os gestores que estão deixando as prefeituras, com os que permanecerão nos cargos e os que estão chegando em janeiro. E também darmos um sinal aos governos estaduais e ao governo federal de que nós estamos aqui para apresentar um trabalho e colaborar com o que será realizado”, resumiu o ex- prefeito de Porto Alegre.
FOTOS CRÉDITO: @agenciapreview