Allgayer Engenharia, que é referência na construção para o varejo, já planeja o próximo empreendimento e se prepara para atender também a retomada do setor industrial pós-pandemia
A Allgayer está desde janeiro de 1984 no mercado da construção civil. Com o surgimento dos primeiros shopping centers de Porto Alegre, foi pioneira em profissionalizar a execução de obras de lojas. Desde então, priorizou construções comerciais e corporativas de curto prazo, sendo hoje reconhecida em todo o território nacional pelo alto padrão de qualidade e comprometimento com a data de entrega. Dentre as mais de mil obras entregues, destaca-se sua atuação recente na implantação da maior unidade da Rede Cobasi no Sul do país, em Porto Alegre, na Av. Ipiranga, em 2019. A obra de 4.200 m² do conhecido “shopping dos pets” foi construída “do zero” em apenas seis meses.
A construtora tem no portfólio reconhecidos espaços porto-alegrenses, como os badalados restaurantes Coco Bambu (2.200m², 2016) e 20BARRA9 (525m², 2018), ambos no Shopping Iguatemi, a charmosa Renner da Padre Chagas (870m², 2015) e o imponente Zaffari Hípica, empreendimento com mais de 20 mil metros quadrados com supermercado e centro de compras na Zona Sul de Porto Alegre, inaugurado em fevereiro de 2017.
A empresa também foi a responsável pela reforma e ampliação do Shopping San Pelegrino em Caxias do Sul (11.850 m², 2016) e teve participação em obras importantes da cidade que vão desde a restauração da Livraria do Globo da Rua dos Andradas (1996) até as reformas do novo Beira Rio (2013) e Aeroporto de Porto Alegre (2019).
Recentemente, a Allgayer Engenharia utilizou sua expertise na construção civil para expandir a atuação para o setor residencial. “Notamos que os consumidores deste segmento buscam o mesmo comprometimento de prazo e qualidade que a Allgayer entrega nas obras de varejo e corporativo. Isso foi determinante para a obtenção de um alto índice de satisfação deste novo público”, destaca o diretor Maurício Allgayer.
A comercialização de 100% dos apartamentos de sua primeira incorporação, o conceituado Fly Design Studios, se deu em 2020, poucos meses depois da obtenção do habite-se. Em plena pandemia, a empresa vendeu as últimas 11 unidades de um total de 71 studios de espaços entre 38 e 42 m². Com tiquet médio de R$ 300 mil para cada unidade, o edifício trouxe conceitos inovadores como a entrega das unidades totalmente automatizadas para controle da iluminação e equipamentos pelo Smartphone, além da opção de integração com a Alexa, assistente de voz da Amazon. O empreendimento de “alma jovem” localizado perto da PUCRS, em Porto Alegre, também conta com horta urbana, rooftop com piscina, bicicletário, laundry coletiva e completa infraestrutura.
A empresa comemora o êxito na incorporação e já planeja o lançamento do próximo empreendimento. Na análise do diretor Maurício Allgayer, o sucesso da incorporadora deve-se à metodologia aplicada às suas obras e os pilares sob os quais trabalham, conforme explica na breve entrevista apresentada a seguir.
– Como explicar as vendas de studios em plena pandemia? Nosso maior acerto foi apostar e investir na qualidade do produto. Quando o empreendimento ficou pronto, as pessoas se encantaram com o prédio e, como consequência, o valor de aluguel das primeiras unidades mobiliadas se mostrou superior à média da região, o que atraiu bastante atenção de investidores. O cenário econômico também ajudou com a redução da taxa Selic, pois fez com que os rendimentos de aplicações financeiras ficassem menos vantajosos.
– Se tivesse que destacar um diferencial da Allgayer como incorporadora, qual seria? A gente pergunta isso o tempo todo para nossos clientes e a principal resposta é quase sempre a mesma: atendimento. Nós não abrimos mão de preservar o espírito familiar neste quesito. Conhecemos todos os proprietários pelo nome, procuramos conhecer as necessidades de cada um e atendê-las de forma personalizada. Além disso, compartilhamos mensalmente nossos planejamentos internos e relatórios de obra, possibilitando que nossos clientes se aproximem do processo produtivo, podendo opinar e sugerir sempre que quiserem.
– Qual a metodologia aplicada às obras? O mercado de construção civil no Rio Grande do Sul está muito bem servido de fornecedores de materiais e mão de obra. O que a gente fez foi selecionar os melhores, sem economizar na qualidade. Investimos bastante também no treinamento de nossos profissionais no que diz respeito a técnicas de racionalização construtiva e segurança do trabalho, fundamental para que o processo seja mais eficiente, rápido e seguro.
– Como a empresa organiza seu modelo de gestão? Tudo gira em torno da satisfação do cliente e do conceito de melhoria contínua. Embora tenhamos procedimentos organizados em todas as áreas da empresa, estamos sempre muito atentos aos nossos erros, pois cada vez que eles ocorrem surge uma oportunidade de aprender a não repeti-los, tornando a empresa melhor a cada dia, de forma dinâmica. Parece simples, mas é algo que exige um trabalho intenso e disciplinado.
– Além de atuar no segmento residencial, já contam com novos planos? Estamos bastante otimistas para os próximos meses, pois novos contratos nos permitiram voltar a contratar colaboradores, algo que não fazíamos desde março deste ano. Nosso próximo desafio é aumentar a participação da Allgayer em construções industriais e de logística. Entendemos que à medida que a economia se reaproxima da normalidade, há uma tendência de elevada aceleração destes setores no Brasil, fazendo com que as indústrias invistam em novas construções, ampliações e reformas. Nesse sentido, nosso planejamento inclui abrir pelo menos mais 30 vagas de emprego diretas no início de 2021, que devem gerar pelo menos mais umas 150 vagas indiretas.
Maurício Allgayer é Engenheiro Civil, formado pela UFRGS. Cursou MBA no Brasil e no exterior e teve passagens por grandes incorporadoras como Cyrela e Goldsztein. Está à frente da administração da Allgayer desde 2011, juntamente com seus irmãos Ariane e Guilherme Allgayer. Todos são filhos do casal de fundadores da empresa, Ana e Oscar Allgayer.