Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vemos toda hora psicólogos falando da importância do autoconhecimento para conquista de objetivos e, por consequência, do sucesso. Por que que nos negócios seria diferente?  Autoconhecimento de marca é fundamental para entendermos nossa empresa, nossos talentos, diferenciais, metas e, também, compreender o que os clientes desejam. Ao construir um DNA de marca, a gente olha para dentro.

Do outro lado da moeda, além do autoconhecimento, você vai estar construindo também uma percepção do seu negócio para os consumidores, tornando-a mais forte e mais valiosa. Assim, as pessoas passarão a comprar de você não pelo seu preço ou pelo o que você vende, mas pelo o porquê você faz.

Também podemos chamar tudo isso de “fase inicial de um projeto de branding”. Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca, que tem como objetivo tornar as marcas/empresas únicas. Um bom projeto de branding torna a marca afetiva emotiva, despertando sensações e conexões conscientes e inconscientes no consumidor, sentimentos cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento da compra.

Abaixo temos um passo a passo para te ajudar nesse processo de gestão de marca. Reúna funcionários e amigos para te ajudar 🙂

Entenda quem você é:

  • Por que? – Qual o motivo, a razão, de você fazer o que você faz. Não vale por “lucrar” ou “pagar as contas” (hehe) por exemplo, aqui está mais relacionado com paixão e talento.
  • O que você faz, qual é atividade do seu negócio?
  • Como é o processo de produção/vendas?

 Entenda quem é o seu público:

  • Para quem você faz?
  • Onde o púbico está?
  • Quais são os desejos e dores do seu público-alvo em relação ao seu negócio? Como você ajuda eles com seu produto/serviço?

Agora sim, definindo o DNA e os pilares do seu negócio:

  • Propósito/Missão

O mundo não precisa de mais uma marca, então porque sua marca/empresa existe? Porque você faz o que você faz? O que te motiva acordar todas as manhãs? E não vale dizer que é para pagar contas, ok?

Ter um propósito bem definido potencializa o seu negócio e a defesa dela no mundo, é o seu diferencial da concorrência. Você deve ser guiado por ela, e você deve jogar o seu porquê aos 4 cantos, através de ações de comunicação.

Alguns exemplos de propósitos de marcas de ramos diferentes:

  • Educar, defender e empoderar mulheres para o empreendedorismo
  • Apoiar o trabalho de artistas independentes
  • Proteger e regenerar o planeta
  • Reconectando pessoas, resgatando memórias afetivas.

Mas lembre-se, sua missão deve ser verdadeira e não apenas palavras bonitas.

  • Brand essence / Essência

É a essência que acompanha a marca, é a verdade do negócio, o coração, a alma, o fundamento, aquilo que não muda jamais. A essência é quase sempre uma impressão duradoura.

A essência da marca é a ligação emocional com o público, resume as qualidades, personalidade e exclusividade. Ela pode ser abreviada em um simples termo ou frase, veja os exemplos das marcas abaixo:

  • Disney: mágico;
  • Bic: bom o suficiente, descartáveis;
  • Apple: a inovação;
  • Harley Davidson: espírito de vida.
  • Farm: meninas que estampam na pele o Rio de Janeiro

Então, se pergunte, qual o seu estilo, a alma do seu negócio?

  • Visão

Agora você tem que se imaginar e se planejar para o futuro. Como você quer que seu negócio esteja daqui 2 ou 5 anos?

Exemplos:

  • “Ser reconhecida como autoridade máxima em ___ até 2023”
  • “Transformar o mercado de ___ para __ até 2023”
  • “Mudar o olhar do porto-alegrense sobre ___”

 

  • Valores

Precisamos definir algumas “regras” para o jogo, ou seja, de quais valores da empresa não podemos abrir mão. É preciso ter em mente quais são os princípios e crenças que servem de guia para os comportamentos, atitudes e decisões do negócio. Muitas empresas colocam como seus valores esses termos que são muito importantes: Respeito, Confiança, Integridade, Comprometimento, etc. Mas você não acha que isso deve ser a base de qualquer negócio? Por isso, anota essa dica: fuja dos chavões, se possível.

Repare nos valores da loja Zappos – loja virtual americana que vende sapatos e roupas e que é referência em ter uma excelente cultura organizacional – que souberam fazer muito bem sua lição:

  1. Entregue um “UAU” através dos serviços
  2. Abrace e conduza mudanças
  3. Seja aventureiro, criativo e cabeça aberta
  4. Crie um time positivo e um espírito de família
  5. Faça mais, usando menos
  6. Seja apaixonado e determinado
  7. Seja humilde

 

  • Bandeiras

O público exige cada vez mais que as marcas se posicionem em relação às questões sociais. Ou seja, existe a necessidade de levantar bandeiras.

Se uma marca defende uma causa, consequentemente, ela conquista a todos que compartilham da mesma luta. Levantar uma bandeira pode ser arriscado, sim. Como pode atingir um público, pode também excluir outro. Contudo, aí devem entram seus valores. E, você como empresa, precisa saber que tipos de pessoas quer atingir.

Diversas pesquisas já comprovaram que marcas que adotam o Marketing de Causa se beneficiam em colocar o bem-estar social na frente da empresa, é estratégico. O medo do posicionamento te coloca em cima do muro, e este não é um lugar muito bem visto pelo público.

Alguns exemplos de bandeira que uma marca pode levantar ou ações de responsabilidade social:

  1. Causas de sustentabilidade
  2. Feminismo
  3. LGBTQIA+
  4. Mundo Pet
  5. Autoestima
  6. Apoiar instituições, hospitais, ongs
  7. Apoiar pessoas com doenças especificas
  8. Campanhas de agasalho, alimentos…

Então, quais bandeiras estão relacionadas aos valores do seu negócio?

  • Personalidade de marca

Qual o conjunto de atributos que definem a personalidade do negócio? Como a sua marca se expressa? Alguns exemplos de personalidade: liberal, conservadora, sofisticada, diferentona, vanguarda, alto astral, colorida, minimalista, intelectual, sexy, bem-humorada, nostálgica, exuberante, romântica, e assim por diante. O ideal é ter definido apenas as características mais fortes que você queira que esteja sempre presente nas suas criações.

  • Benefícios e diferenciais que seu negócio oferece

O que queremos entregar para o nosso cliente e a concorrência não tem? Ressalte seus diferencias e vantagens.

 

Esperamos que esse material possa te ajudar!

Bons negócios 🙂

 

Leia Também