Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
Poa Inquieta

Coletivo Poa Inquieta

Nesta quinta-feira, 17/09, articuladores do Movimento Poa Inquieta realizam evento de lançamento da Carta POA 2050, cujo objetivo é chamar ao diálogo cidadãos de Porto Alegre, candidatos à Prefeitura e ao Legislativo Municipal, e partidos políticos para a construção conjunta de um projeto sustentável, inclusivo, humanizado e próspero à cidade para os próximos 30 anos. “Propomos a construção de um processo participativo de planejamento de longo prazo para Porto Alegre, com as condições necessárias para a resolução de complexos e antigos problemas e para a construção de uma cidade inclusiva e próspera”, destaca a abertura do documento que será compartilhado publicamente. Devido à pandemia, a Carta POA 2050, elaborada coletivamente por membros de distintos segmentos da sociedade, será apresentada em evento online pela página facebook.com/portoalegreinquieta, às 17h, transmitido da sede da IMED Porto Alegre.

Outro tema trazido no documento, que como bem destaca não é uma problemática exclusiva da capital gaúcha, é a necessidade de ruptura do modelo mental de mudanças a cada quatro anos, comumente praticado na esfera política brasileira de descontinuidade de programas e políticas. O modelo resulta que a cidade e seus cidadãos fiquem à mercê de interesses partidários ou pessoais sem que haja um planejamento estratégico de estado visando resolver antigas problemáticas sociais, estruturais, econômicas, culturais, ambientas, entre outras. Saúde, mobilidade urbana, participação popular, educação, qualidade dos serviços públicos são alguns setores que sofrem com a prática política da descontinuidade de projetos, entre tantos outros.

Um dos modelos que inspira o Coletivo é Medellín, na Colômbia, com 2,5 milhões de habitantes em menos de 20 anos a cidade saiu de uma condição de extrema violência para se tornar case internacional de cidade criativa e inclusiva. A capital de Pernambuco, Recife, é outro paradigma de mudança positiva no qual o grupo tem se inspirado para seguir na luta de uma nova Porto Alegre. Ambos os cases serão apresentados no evento de lançamento do Carta Porto Alegre 2050.

 

Atuando de forma voluntária desde 2018, o Poa Inquieta se organizou desde então e busca de espaço de participação da sociedade civil e canais de diálogo com aqueles que administram e elaboram as políticas públicas em âmbito municipal. Devido ao pleito eleitoral e à breve posse dos atuais candidatos como futuros governantes e legisladores, o Movimento está, ainda, articulando debates com candidatos durante o período eleitoral que se inicia para, assim, pleitear um diálogo participativo contínuo, espaço de voz e de ação do Coletivo Poa Inquieta entre aqueles que representarão os cidadãos de Porto Alegre.

 O que é o Coletivo Poa Inquieta?

 Um movimento coletivo de pessoas que se organizam de forma voluntária, ativa e colaborativa na cidade de Porto Alegre visando à transformação local. O grupo foi formado em 2018 e tem como propósito articular pessoas, recursos e iniciativas locais através da cocriação para a transformação de Porto Alegre numa cidade mais inclusiva, criativa e sustentável. Empatia, visão sistêmica, ética, senso prático, respeito à natureza, inovação, co-responsabilidade, coexistência e interdependência são valores do Poa Inquieta.

 O quê: lançamento da Carta Poa 2050

Quando: Quinta-feira – 17/09

Onde: facebook.com/portoalegreinquieta

Horário: 17h

Poa Inquieta

Leia Também