Revista voltada a temas socioambientais chega a 2ª edição com Viamão como território para promover reflexão sobre cidadania, cultura e sustentabilidade
O lançamento da 2ª edição da revista Todo Dia é Dia da Natureza será realizado na terça-feira, 29/10, às 18h, no auditório da Faculdade de Educação da UFRGS (Campus Centro). O evento é uma promoção da equipe da publicação em parceria com o Fórum de Educação Ambiental de Porto Alegre e do Atlas Socioambiental de Viamão. Na ocasião o coordenador do Atlas apresentará o que vem sendo feito para a construção do material. Muito além de ser uma nova edição de um veículo de comunicação gaúcho, a revista Todo Dia é Dia da Natureza está sendo lançada com a proposta de cobrir um hiato, tanto da sociedade, que tem tratado superficialmente as inúmeras causas provocadas pelo homem à catástrofe climática, mas também no entendimento de possíveis modelos sociais, econômicos e políticos mais sustentáveis e justos para o futuro do planeta e da humanidade.
No segundo número da publicação, seus idealizadores, Luiz Henrique Feijó, conhecido por Icco, pedagogo de formação, artista e ambientalista; e Silvia Marcuzzo, jornalista com reconhecido trabalho na área ambiental, produtora e editora da revista; expõem a importância de ter iniciativas que abordem conteúdos pelo viés decolonial com uma visão de desenvolvimento de longo prazo. Indo além da informação, a revista Todo Dia é Dia da Natureza também é um convite à união de todos que se questionam sobre “qual o futuro (e presente!) que queremos?” mediante o caos que se está experimentando na atualidade.
O pensar global e agir localmente se materializa nas páginas da segunda edição da revista tendo a cidade de Viamão (RS) como território das pautas abordadas. “O momento histórico demanda regeneração ecológica, mais consciência e tecnologias focadas na busca de soluções para os problemas gerados por uma visão eurocêntrica”, comenta Icco Feijó. O município fica localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), cuja área territorial é mais de três vezes o tamanho da Capital. Viamão dispõe de uma riqueza multidimensional que reúne história, distintas paisagens e biodiversidade únicas que pode ser (re) conhecida na Revista.
A publicação evidencia as singularidades de Viamão, como a situação do Parque Estadual de Itapuã e do Hospital Colônia. Um mapa inédito apresenta a localização e a resistência da etnia mbya guarani e dos quilombolas que habitam o município. Iniciativas do Assentamento Filhos de Sepé, responsáveis pela maior produção de arroz agroecológico da América Latina, entre outras ações, também fazem parte das reportagens. O legado de artistas como Wilson Cavalcanti, o Cava, e o cordel da Marco Binatti trazem leveza à Revista. Além de abordar as singularidades da cidade, a publicação desvela perigos impostos ao patrimônio histórico e natural e as consequências da enchente de 2024 no município. “Esse projeto visa trazer à tona o quanto Viamão oferece possibilidades para se tornar um polo de empreendimentos e de conhecimento para práticas sustentáveis”, adianta a editora Silvia Marcuzzo.
O projeto de se construir um aterro sanitário para receber o lixo domiciliar de cerca de 50 municípios se encontra em fase de licenciamento na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) e motivou a comunidade e especialistas para a construção do Atlas Socioambiental de Viamão. O Atlas está em pleno desenvolvimento e nasceu da mobilização contra o “lixão”. Com o foco em Viamão a publicação reúne artigos, reportagens, mapas e imagens que servem para a reflexão sobre o território. A Revista tem também como propósito mostrar que Viamão e os desafios que o município enfrenta pode servir de exemplo a outras localidades que seguem a mesma lógica de um modelo de desenvolvimento predatório aos seres vivos, incluindo a espécie humana.
A nova edição da revista Todo Dia é Dia da Natureza tem tiragem de mil exemplares e está disponível no site da editora Silvia Marcuzzo – https://silviamarcuzzo.com.br/ -. Além dos conteúdos impressos nas suas 24 páginas, há QR Codes que aprofundam os assuntos tratados. “Desejamos que todos possam utilizar da melhor forma o conteúdo da nossa revista. Que estes textos e imagens inspirem à construção de um mundo melhor”, finaliza Icco Feijó com um convite à leitura e ao engajamento a iniciativas que gerem impacto positivo. A partir da Revista, seu idealizador pretende reunir pessoas para a criação de uma instituição que promova iniciativas de impacto positivo. Para a construção desta edição muitas pessoas se engajaram e colaboraram com o envio de materiais e a força da energia de uma criação coletiva e plural.
O quê: lançamento 2ª edição revista Todo Dia é Dia da Natureza
Quando: 29/10 – terça-feira
Horário: 18h
Onde: Auditório da Faculdade de Educação da UFRGS (Campus Centro) – Av. Paulo Gama, s/n.