Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Está no ar nossa 20ª Edição

Confira os principais destaques e boa leitura.

QUERO LER!

Resiliência, reconstrução
e solidariedade

Buscando cooperar com o urgente processo de restauração do estado, produzimos uma edição especial, na qual compartilhamos o impacto da enchente histórica aos cofres públicos, às atividades econômicas do Rio Grande do Sul e à sociedade. São informações qualificadas sobre a dimensão da tragédia e as perspectivas vindouras.

Em nossa análise de conjuntura, apontamos que a economia gaúcha vislumbrava um cenário otimista até abril deste ano. Havia expectativa de crescimento em diversos setores: a Agricultura projetava safras expressivas, a Indústria e o Comércio apresentavam sinais

de consolidação, enquanto o mercado de trabalho aquecia com o aumento de emprego e renda. Lamentavelmente, esse quadro foi completamente revertido pela tragédia climática sem precedentes do início de maio, que trouxe destruição para todo o estado, deixando uma marca profunda na economia regional e na sociedade gaúcha.

Análise Macroeconômica e os Boletins Econômico-Tributários

Nossa avaliação expõem a dimensão dos prejuízos já contabilizados e da repercussão da tragédia climática, não apenas para o Rio Grande do Sul mas para o Brasil como um todo. Em nível regional, as três atividades econômicas analisadas – Atacado, Varejo e Indústria – registraram redução de R$ 17,9 bilhões no volume de vendas das empresas do estado, em relação a abril deste ano. O setor mais afetado foi a Indústria, com queda de 27%; seguido pelo segmento atacadista, cuja retração foi de 23,3%; e, por fim, o Varejo, com redução de 16%, em relação ao mês antecedente.

VEJA MAIS

Entrevista do mês:

Ricardo Neves Pereira

Subsecretário da Receita Estadual

“O estado inteiro foi afetado por essa catástrofe,
e entendemos que as empresas precisam
de fôlego para a recuperação”

Nesta entrevista buscamos obter um aprofundamento sobre as medidas e estratégias de apoio à atividade econômica gaúcha. Dentre as iniciativas relatadas, Neves comenta a importância da edição semanal do Boletim Econômico-Tributário “Unidos pelo Rio Grande”, lançado ainda em maio. “O Boletim dá uma visão geral não só do impacto na atividade econômica, mas mostra um pouco da evolução ao longo do tempo – no sentido de identificarmos se estamos conseguindo recuperar a economia e as empresas”, explica o subsecrertário..

CONFIRA AQUI A ENTREVISTA

Boletins Setoriais

Boletins Setoriais apresentam 18 setores e 5 áreas da economia.

Reunimos pela primeira vez a gama completa de informações relativas à performance dos segmentos da economia gaúcha. Você vai encontrar: Aves, Suínos, Bovinos, Trigo, Arroz, Insumos Agropecuários, Leite, Produtos de Limpeza, Veículos, Peças e Acessórios, Tintas e Solventes, Têxteis e Vestuário, Medicamentos, Metalurgia, Máquinas e Equipamentos, Móveis, Papel, Pneumáticos e Borracha, Bebidas, Biodiesel, Embalagens Plásticas, Coureiro-Calçadista, Eletroeletrônicos e Madeira, Cimento e Vidro.

CLIQUE E VEJA OS INDICADORES

Leia Também